Ponte 25 de Abril será nova atracção turística de Lisboa

Não haveria melhor forma de comemorar os 50 anos da Ponte 25 de Abril do que transformá-la em pólo de atracção turística, e será isso que vai ser daqui a um ano quando ali funcionar a “Experiência Pilar 7”, projecto turístico e cultural que vai integrar um Centro Interpretativo e um miradouro panorâmico.

O projecto, para o qual está já aberto concurso público, vai contar com um investimento de 4,3 milhões de euros, suportados pela Associação Turismo de Lisboa (ATL) que vai ficar com a exploração do espaço por 15 anos, e deverá estar concluído a 6 de Agosto de 2017, quando a Ponte 25 de Abril comemorar o 51º aniversário.

“Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril — Experiência Pilar 7” assim se chamará o novo espaço por se situar exactamente no pilar 7 da Ponte, em Alcântara, e será um projecto turístico e cultural com miradouro panorâmico e uma experiência sensorial, física e intelectual. O Centro permitirá aos visitantes uma descoberta única da Ponte, com a experiência a culminar com a subida, através de um elevador, a um miradouro panorâmico construído à altura do tabuleiro.

Toda a zona em redor do pilar será adaptada ao novo Centro Interpretativo, prevendo-se sinalética no exterior que permita ao visitante descobrir um pouco da história do projecto.

O edifício de controlo de entradas dará acesso ao maciço central, onde o visitante terá oportunidade de ‘viajar’ ao longo de 300 mil m3 de betão, incluindo a sala dos trabalhadores, onde existirão projecções 360.º sobre a construção da Ponte, e onde se acederá ao elevador que leva ao miradouro.

O projecto é fruto de uma parceria entre as Infra-estruturas de Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação Turismo de Lisboa e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

*©Imagens-Projeto-P-06-Atelier