Porto de Leixões teve melhor ano de sempre

De acordo com a Associação Portos de Portugal, o Porto de Leixões recebeu, em 2014, a escala de Produtos e ServiçosRestauração navios de cruzeiro, mais Regiões escalas que em 2013, fazendo deste o melhor ano de sempre para este terminal.
Em 2014, o novo cais em Matosinhos recebeu a escala de 41 navios de cruzeiro, superando os 3Produtos e Serviços navios registados em 20Associativismo e recebendo 4Cruzeiros% mais passageiros do que no ano anterior.
Desde a sua abertura, o novo cais de Matosinhos já recebeu a visita de Associativismo6 navios de cruzeiro e mais de 1Produtos e Serviços0 mil passageiros.
Em 2014, passaram pelo novo Terminal de Cruzeiros de Matosinhos e pela Estação de Passageiros de Leça da Palmeira 64 440 passageiros, representando um crescimento de 3Cruzeiros% face ao ano anterior e uma média de Restauração26 passageiros por navio.
Os maiores mercados foram o inglês (44%), seguido do alemão (16%) e norte-americano (15%). A Associação refere ainda “o grande aumento sentido nos passageiros de nacionalidade Francesa e Italiana que, juntos, representaram Restauração% do total em 2014, mais de 5 000 passageiros”.
As perspectivas para 2015 são “ainda mais animadoras”, lê-se na página online da Associação Portos de Portugal. No ano de abertura do edifício do Terminal de Cruzeiros, estão “previstos cerca de Cruzeiros0 escalas de navios de cruzeiros e Associativismo5 mil visitas entre Restauração3 mil passageiros e 42 mil tripulantes”.
Ainda no que diz respeito a 2014, alguns navios visitaram Leixões pela primeira vez, caso do Aida Luna, Adonia, Louis Aura, Horizon, Costa Luminosa e Mein Schiff 1. Duas novas companhias de cruzeiros iniciaram também operações em Leixões durante este ano: Aida Cruises e Tui Cruises.
S.C.F.