Porto de Leixões com mais escalas e passageiros em Outubro

Em Outubro, o Porto de Leixões registou um crescimento de 37% no número de passageiros, e de 23% no número de navios de cruzeiro, face ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. Para 2018 está previsto que o crescimento continue a bom ritmo.

Outubro foi também o mês em que o Porto de Leixões recebeu três navios em escalas inaugurais, nomeadamente, o Viking Star, o Seven Seas Navigator e o AidaVita. Até ao final de Outubro, foram 12 os navios de cruzeiros que se estrearam em Leixões. A dimensão dos navios que visitam Leixões também tem vindo a aumentar com um crescimento de 37% em comparação com o período homólogo do ano passado.

No acumulado do ano passaram pelos terminais de cruzeiro do Porto de Leixões 94.137 passageiros e 96 navios, sendo que, segundo a APDL, até final do ano o número de navios deve atingir a centena, enquanto os passageiros deverão rondar os 100 mil.  O Terminal de Cruzeiros de Matosinhos recebeu 43 navios e cerca de 75.000 passageiros, enquanto a Estação de Passageiros de Leça da Palmeira recebeu 53 navios e cerca de 19.000 passageiros.

“A actividade de cruzeiros no Porto de Leixões continua, assim, em rota de crescimento, principalmente desde a inauguração em 2015 do novo Terminal de Cruzeiros. A juntar a isto, tem vindo a assistir-se a um aumento do número de navios de cruzeiros a operar na Costa e Ilhas Atlânticas e Mediterrâneo”, sublinha a APDL.

Ainda de acordo com a APDL, para o próximo ano estão já previstas 115 escalas que irão levar até ao Porto e Norte de Portugal cerca de 120.000 passageiros de cruzeiro.