Porto de Lisboa recebe Seatrade Cruise Med em 2018

Após avaliação das condições da capital portuguesa para receber a Seatrade Cruise Med, Lisboa foi eleita para sediar, em Setembro de 2018, a 12ª edição da Seatrade Cruise Med, um dos maiores eventos de cruzeiros a nível mundial. A notícia foi dada sexta-feira, 17 de Março, pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, durante a apresentação da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária.

A Seatrade Cruise Med, uma das maiores feiras de cruzeiros a nível mundial, que vai realizar-se pela primeira vez em Portugal no próximo ano, envolve entre 4.000 a 5.000 participantes, além de cerca de 200 expositores. Trata-se de um evento bienal de dois dias e meio muito focado no Mediterrâneo e mares adjacentes, o segundo destino mundial de cruzeiros. Expositores de todo o mundo, incluindo várias novas empresas de cruzeiro, armadores e representantes de autoridades portuárias, reúnem-se para mostrar os seus produtos e as inovações do sector.

Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, considera que com a vitória desta candidatura “Portugal afirma-se cada vez mais como player de referência mundial no sector dos cruzeiros, com todas as vantagens que a região e o país daí retiram, tanto em valor económico como em notoriedade para a cidade e o país”. Já Lídia Sequeira, presidente da Administração Porto de Lisboa (APL) comenta que “esta vitória é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a fazer, no sector dos Cruzeiros. A expectativa é que este evento venha a ser mais um agente dinamizador da economia deste sector”.

A candidatura do Porto de Lisboa, que se sagrou vencedora, foi apoiada pelo Ministério do Mar, pela Câmara de Lisboa, pelo Turismo de Portugal, pela Associação Turismo de Lisboa e pela Lisbon Cruise Terminals.

Refira-se que aquando da realização da Seatrade Cruise Med, o Porto de Lisboa já terá o novo terminal de cruzeiros em pleno funcionamento, que segundo Ana Paula Vitorino estará concluído “o mais tardar em Maio”. Mas mesmo sem ele, em Setembro passado o Porto de Lisboa conquistou pela segunda vez o prémio de “Melhor Porto de Cruzeiros da Europa” nos World Travel Awards, enquanto Lisboa recebeu, pela terceira vez, o prémio de “Melhor Destino de Cruzeiros da Europa”.