Porto e Norte leva gastronomia e vinhos à Fitur

A Turismo do Porto e Norte de Portugal desafiou o chef André Silva e o barman Marco Valério a impressionarem os profissionais na Fitur, em Madrid, com as inovações enogastronómicas da região, sublinhando com as suas demonstrações a “modernidade e ao vanguardismo do destino”.

Entre os dias 17 e 21 de Janeiro, num espaço de 150 metros quadrados, localizado no pavilhão 4E01, vão também estar presentes profissionais do sector, operadores turísticos, entidades públicas e privadas a promoverem os seus produtos e negócios.

Refira-se que é de Espanha que chega o melhor contributo para os números do Porto e Norte. A região encerrou o 3º trimestre de 2017 com ganhos seja nas dormidas, seja no número de hóspedes neste mercado, representando um crescimento de 2,3% nas dormidas dos mercados nacional e espanhol, com mais 70,8 mil dormidas, mas também um crescimento de 3,27% nos hóspedes, com mais 61,5 mil hóspedes face ao mesmo período do ano anterior.

A este desempenho “acresce o facto do produto estratégico gastronomia e vinhos continuar no top 5 dos motivos de visitação, com 23%”, refere o presidente da TPNP, Melchior Moreira.

“ Pelos resultados obtidos em edições anteriores e com sustentados nos números conseguidos, entendemos continuar a apostar em proporcionar a públicos seleccionados experiências enogastronómicas que mostrem a diversidade do nosso território”, considerou.

Além destas acções showcookings ao vivo, que vão combinar os melhores sabores dos quatro sub-destinos do território (Minho, Trás-os-Montes, Douro e Área Metropolitana do Porto, nos dias 17 e 18, haverá também, no dia 19, uma degustação de produtos regionais.

A grande inovação chega este ano com os cocktails do Porto e Norte. Nos dias 17, 18 e 19 de Janeiro, o barman Marco Valério, inspirado nas iguarias vínicas e gastronómicas do território vai criar quatro bebidas dedicadas a cada um dos sub-destinos que compõem a região.