Porto e Norte é procurado como destino de lazer

Mais de 50% dos turistas que visitam o Porto e Norte de Portugal têm como motivação as férias de lazer e só 17% o faz por motivos de negócio, de acordo com um estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT).

Em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP) e o aeroporto Sá Carneiro, o estudo, que visou traçar o perfil do turista que visitou o Porto e Norte entre Abril e Outubro, revela que 28% dos inquiridos deslocaram-se àquela região para visitar familiares e amigos, e 2% para estudos.

No período em análise, o valor do consumo médio por turista subiu 88 euros, face ao Inverno anterior, situando-se nos 539 euros, enquanto a estada média aumentou, passando de 6,37 noites no inverno IATA, para 7,66 noites no verão IATA.

O inquérito indica ainda que a maioria dos turistas reservou a viagem pela Internet. Os turistas internacionais que usaram a Internet para fazer as reservas da visita ao Porto e Norte de Portugal optaram maioritariamente pelos ‘websites’ das companhias aéreas ‘low-cost’ (baixo custo) (53%), seguindo-se os de outras companhias aéreas (17%).

Mais de metade (55%) dos turistas tem menos de 40 anos. Igualmente, mais de metade é casado ou vive em união de facto.

Os dados foram recolhidos utilizando um inquérito por entrevista pessoal, aplicado na sala de embarque do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, tendo-se obtido 1.116 questionários válidos.