Porto e Norte recebe os melhores velejadores do mundo

O Mundial de 49er volta a Portugal após uma década, desta vez ao Norte do país. O Campeonato do Mundo de 49er e 49erFX decorre entre 25 de Agosto e 2 de Setembro, nas águas de Matosinhos e do Porto.

Em 2015 o território Porto e Norte de Portugal acolheu o Europeu de 49er e 49erFX, e recebe agora o Campeonato do Mundo, uma das mais importantes classes olímpicas da modalidade. A competição envolve mais de 500 pessoas, cerca de 130 embarcações e 250 atletas, oriundo de 60 países.

Melchior Moreira, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, sustenta que acolher este campeonato “reforça as ilações que os dados mais recentes nos permitem tirar: somos cada vez mais um destino de grandes eventos desportivos, capazes de proporcionarem experiências únicas e diferenciadoras, e qualquer retorno que seja calculado será sempre exponenciado pelas imagens que o território passa para o exterior”.

Por Matosinhos e pelo Porto vão passar grandes nomes da vela mundial, com a presença já confirmada de mais de duas dezenas de medalhados olímpicos, campeões mundiais, participantes na America’s Cup e na Volvo Ocean Race. A organização de uma prova desta dimensão exige uma logística complexa e envolve múltiplos fornecedores. Estima-se que a estadia média dos participantes seja superior a 20 dias, tendo em consideração os treinos de adaptação e preparação.

As equipas com melhores meios estarão em Portugal cerca de mês e meio. Deste modo, a organização prevê que o impacto directo na economia da região seja superior a um milhão de euros. Este valor não contempla ainda o reflexo directo no público assistente, nem na exposição mediática local e internacional. A competição conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Matosinhos, da Câmara Municipal do Porto, da Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Federação Portuguesa de Vela.