Portugal no top10 da procura turística

Portugal está entre os dez países que mais procura de viagens captou durante o segundo trimestre do ano, segundo o relatório “Perspectivas do turismo global” realizado pela empresa de pesquisa de mercado Sojern.

Estão também no top 10 os Estados Unidos da América, Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha, França, Turquia e Grécia, de acordo com o relatório, que analisou as preferências de viagens em todo o mundo para cinco regiões: Ásia-Pacífico, Europa, América Latina, Médio Oriente e África e América do Norte.

Os dados apresentados neste relatório são baseadas em padrões de busca e reservas feitas pelas grandes companhias aéreas, agências de viagens online, e outros prestadores de serviços de viagens online.

Relativamente às tendências de viagens para todo o Verão de 2015 o estudo mostra que a Grécia está afectada negativamente pela instabilidade política e económica e que a popularidade de Cuba dispara, destino que continuou a sua trajectória ascendente durante o último trimestre, tendo alcançado a 14ª posição na lista dos 20 destinos mais populares das Caraíbas para os americanos, e subido 12 posições no ranking dos principais 50 destinos turísticos mundiais para os europeus.

De Janeiro a Junho a chegada de visitantes norte-americanos a Cuba aumentou 54%, com a entrada de um total de 89 mil turistas procedentes dos Estados Unidos. Para o resto do ano prevê-se a tendência de crescimento de entradas de turistas estrangeiros em Cuba, devido aos acontecimentos programados para 14 de Agosto, com a abertura da Embaixada dos Estados Unidos em Havana, e em Setembro, com a vista do Papa Francisco.

C.M.