Portugal quer simplificar atribuição de vistos a turistas russos

O Governo português vai trabalhar na “simplificação de vistos” com a Rússia para “desbloquear o fluxo de turistas russos para Portugal”, disse a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que esteve em São Petersburgo para receber o prémio de melhor destino europeu dos World Travel Awards.

Ana Mendes Godinho esteve também em Moscovo, onde se encontrou com a homóloga russa para falar sobre a simplificação dos vistos.

Em declarações à Lusa, a governante sublinhou que o mercado russo “pode ser um mercado com um potencial de crescimento grande para Portugal”, para acrescentar que “vamos trabalhar a nível da simplificação dos vistos com a Rússia para dinamizar mais o mercado porque é, neste momento, um dos factores críticos que pode ajudar a desbloquear o fluxo de turistas russos para Portugal”, garantiu que confirmou ter também dado aos operadores russos que já trabalham no mercado português.

A secretária de Estado do Turismo lembrou que, em 2017, houve “uma duplicação da capacidade aérea para Portugal”, algo que considera “um factor chave para conseguir trazer mais turistas russos para Portugal”.

“Em 2016, tivemos 90 mil russos em Portugal depois de períodos de quebra, portanto, em 2016, o mercado russo começou a recuperar para Portugal, muito associado à existência de novas rotas aéreas, e em 2017 está com crescimento de 30% para Portugal”, realçou.

Ana Mendes Godinho lançou, ainda, na Rússia, a campanha de promoção ‘Can’t Skip Portugal’, tendo estado, também, a promover o país junto da imprensa e operadores turísticos russos e contando vir a ter visitas de agências turísticas russas a Portugal, já em Novembro.