Portugal vai ter Centro de Inovação do Turismo

O Programa Turismo 4.0 “pretende posicionar Portugal como o hub especializado de inovação no turismo e uma referência mundial”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, no lançamento, esta segunda-feira, em Lisboa, do Centro de Inovação do Turismo.

De acordo com a governante, “hoje em dia já somos conhecidos e reconhecidos por sermos um destino turístico de excelência mas queremos mais do que isso. Queremos assegurar que conseguimos antecipar o futuro”.

Em relação ao Centro de Inovação do Turismo, Ana Mendes Godinho afirmou que o objectivo é “haver um contágio permanente entre a indústria tradicional – não só a indústria de turismo mas também as tecnologias, o transporte aéreo, as indústrias de fornecimento de bens e serviços turísticos -, e a inovação, com as Startups”.

Por seu turno, o presidente do Turismo de Portugal, referiu que “o turismo é uma das actividades mais digitalizadas do mundo e a inovação é fundamental para assegurar a sua sustentabilidade futura”, para lembrar que o instituto que dirige foi pioneiro nesta aposta e tem, hoje, toda a sua estratégia orientada para o digital, desde a promoção à gestão do conhecimento, passando pela aposta na tecnologia e na inovação.

Para Luís Araújo, “a digitalização do sector é essencial ao seu crescimento e a implementação do Centro de Inovação do Turismo é o próximo passo lógico a dar”.

Potenciar Portugal como hub global de inovação e desenvolvimento digital no sector do turismo é o objectivo do Centro de Inovação do Turismo, o projeto-âncora do Programa Turismo 4.0, iniciativa conjunta do Ministério da Economia, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal.

Funcionando como uma Startup, com um modelo flexível em permanente colaboração com os Stakeholders, o Centro de Inovação do Turismo irá promover serviços de aceleração e incubação de Startups em articulação com a rede de incubadoras, bem como a identificação das tendências internacionais de inovação no turismo, apoiando a promoção internacional da inovação feita em Portugal. Os objectivos serão concretizados através da experimentação de projectos e da capacitação das empresas no domínio da inovação e da economia digital.

Esta estrutura visa, assim, fomentar o empreendedorismo enquanto veículo de inovação e criação de novas empresas, transferir conhecimento para as empresas, antecipar e desenvolver respostas para as mudanças do futuro no turismo formando e capacitando empresas e recursos humanos para a área da inovação.

O Centro de Inovação do Turismo irá também permitir criar mecanismos de disseminação de boas práticas de inovação para os destinos regionais e locais.

Entre as iniciativas previstas contam-se a Academia de Startups e empresas na área do turismo; o lançamento de novos produtos e tecnologias; e a promoção internacional da inovação no turismo através da participação em feiras internacionais na área das tecnologias.