Portugal2020: Candidaturas até 31 de Março

Estão abertas, até ao dia 31 de Março, as candidaturas, no quadro do Portugal 2020, para concessão de apoios financeiros a projectos de inovação produtiva e empreendedorismo qualificado e criativo.

O concurso abrange todas as regiões NUTS II do Continente, e a apresentação de candidaturas é feita através de formulário electrónico no Balcão 2020.

O objectivo do concurso ligado à inovação produtiva é conceder apoios financeiros a projectos que contribuam para o aumento do investimento empresarial das grandes empresas em actividades inovadoras, o reforço da capacitação empresarial das Pequenas e Médias Empresas (PME), bem como o aumento das capacidades de gestão das empresas e da qualificação específica dos activos em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização.

No que diz respeito ao empreendedorismo qualificado e criativo, o objectivo é apoiar financeiramente projectos que visam a  promoção do espírito empresarial, facilitando nomeadamente o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas, aumentar as capacidades de gestão das empresas e da qualificação específica dos activos.

Segundo o site do Turismo de Portugal, pretende-se reforçar os níveis de empreendedorismo qualificado e criativo (incluindo empreendedorismo de base tecnológica), através de apoios directos aos empreendedores, favorecendo a emergência de novas oportunidades de negócio, nomeadamente em domínios criativos e inovadores e o nascimento de mais empresas em sectores de alta e média-alta tecnologia.