Portugueses isentos de vistos para o Qatar

O Qatar aplicou novos melhoramentos na sua política de circulação, que incluem a dispensa de vistos para os cidadãos dos 80 países, desde do Conselho de Cooperação do Golfo, do espaço Schengen, incluindo Prtugal, bem como de residentes no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Os cidadãos dos 33 países, incluindo Portugal não necessitam de um visto para entrar no Qatar, bastando, para tal, preencherem um formulário à chegada ao país, mediante a apresentação de um passaporte com validade mínima de seis meses, bem como um bilhete de ida ou volta confirmado. A isenção será válida durante 180 dias a partir da data de emissão do documento e permite ao seu titular passar até 90 dias no Qatar, seja para uma, ou várias viagens.

Os residentes em 47 outros países têm uma isenção válida durante 30 dias a partir da data de emissão do documento (formulário a preencher à chegada) e permite ao seu titular estar até 30 dias no Qatar, seja para uma, ou várias viagens. Esta isenção poderá ser prorrogada por outros 30 dias.

Estes avanços fazem parte de uma série de medidas que o Estado do Qatar tem vindo a tomar de forma a facilitar o acesso de turistas ao destino. No mês passado, o Qatar lançou uma plataforma online, www.qatarservice.com, através da qual os viajantes de todas as nacionalidades podem solicitar vistos de forma mais eficaz e célere.

O país também está a considerar novos melhoramentos na sua política de vistos, como a dispensa da obrigação de visto para os titulares de uma autorização de residência ou um visto válido das nações do Conselho de Cooperação do Golfo (Bahrein, Kuwait, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos), Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá, Austrália, Nova Zelândia ou países do Espaço Schengen. Esta isenção permitirá aos visitantes obterem uma Autorização Eletrónica de Viagem, através do preenchimento de um formulário com pelo menos 48 horas de antecedência.

Refira-se que, em Novembro de 2016, o Qatar introduziu um visto de trânsito gratuito, que permite aos passageiros de todas as nacionalidades, fazerem uma escala de pelo menos cinco horas e permanecerem no país até 96 horas (quatro dias).

Em Maio de 2017, a Autoridade de Turismo do Qatar (QTA) lançou a “+ Qatar”, uma iniciativa para promover o país como paragem intercalar a acrescentar ao itinerário dos viajantes até aos seus destinos finais, juntamente com a companhia aérea nacional, Qatar Airways. Estas medidas resultaram num aumento de 39% do número de visitantes durante o primeiro semestre de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado.