Pousadas de Portugal comemoraram 75 anos

Os 75 anos das Pousadas de Portugal foram celebrados esta quarta-feira, 19 de Abril – o dia preciso em que foi inaugurada a primeira pousada de Portugal – com um jantar de gala no Palácio Nacional de Queluz. O Presidente da República e a secretária de Estado do Turismo estiveram entre os convidados.

            

“Este foi um momento de reunião e de celebração das memórias de uma rede de hotéis icónicos, que tem nos seus edifícios e nos seus colaboradores um património de valor imensurável. São 75 anos de história que honramos e que muitos ensinamentos nos trouxeram para que possamos continuar fortes e coesos naquela que é a nossa maior função: prestar o serviço de qualidade a que desde sempre habituamos, mantendo um compromisso inquebrável e indissociável de preservação da cultura e história portuguesas. É muito claro para as Pousadas de Portugal que só respeitando o nosso passado, poderemos projectar um futuro ainda melhor”, afirma Luís Castanheira Lopes, Presidente do Grupo Pestana Pousadas.

A gala reavivou alguns dos mais importantes marcos das Pousadas de Portugal, tendo sido pautada por vários momentos de homenagem ao grupo e aos seus trabalhadores, com o visionamento de um filme comemorativo e uma cerimónia de entrega de prémios às pessoas e entidades que se destacaram na sua história. Os colaboradores Eliete Simão dos Santos, governanta da Pousada de Sagres, e José António Charréu, barman da Pousada Convento de Évora, viram o seu percurso de 44 anos de dedicação ao serviço do grupo ser reconhecido com um Prémio Carreira, entregue pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo Presidente do Grupo Pestana, Dionísio Pestana. A RTP e a Agência Abreu foram galardoadas pelo seu trabalho de divulgação.

As celebrações do 75.º aniversário vão prolongar-se por todo o ano, estando previsto um conjunto de iniciativas que exaltam o património histórico e humano das Pousadas de Portugal.