Presidente da República inaugura novo parque termal de Longroiva

Marcelo Rebelo de Sousa inaugura esta quarta-feira o novo pólo termal de Longroiva, no concelho da Meda, que integra também um hotel rural cujas portas abriram em Fevereiro após profunda requalificação que envolveu um investimento de 5 milhões de euros.

As termas, indicadas para terapias reumáticas, respiratórias e músculo-esqueléticas também foram renovadas, e são agora inauguradas oficial pelo Presidente da República no âmbito da segunda edição do “Portugal Próximo”, dedicada ao Douro interior.

O complexo foi concessionado em 2013 à sociedade Natura Empreendimentos pela Câmara Municipal de Meda, que decidiu investir no projecto, instalado numa quinta de 110 hectares (80 de vinha), onde já aplicou 7 milhões de euros e emprega um total de 160 pessoas.

O projecto de Longroiva beneficiou da experiência da Natura no pólo termal de Cró, no concelho de Sabugal, que explora o balneário termal, e o Cró Hotel Rural que abriu há um ano com 30 quartos, banheiras panorâmicas, auditório e centro de negócios, após investimento de 3 milhões de euros.

Em Longroiva, a intervenção traduziu-se na transformação do antigo edifício termal num hotel de charme, numa solução arquitetócnica assinada por Luís Rebelo de Andrade, autor do eco-resort Pedras Salgadas. A unidade hoteleira conta com 34 quartos, dez bungalows, duas salas para eventos e uma piscina exterior aquecida com água geotermal à temperatura média de 40 graus.

Neste seu segundo “Portugal Próximo” por Trás-os-Montes e a Guarda, Marcelo Rebelo de Sousa foi convidado, no Douro, a apadrinhar o projecto turístico que quer ligar Portugal de lés-a-lés. São um total de mais de 700 quilómetros da estrada nacional 2, entre Chaves no Norte, e Faro no Sul.

O processo encontra-se em fase de formação da associação dos 32 municípios por onde passa a estrada e propõe-se criar um rota turística indicando os lugares e atractivos a visitar e desfrutar ao longo do trajecto. E foi no concelho impulsionador do novo projecto, em Santa Marta de Penaguião, que o Chefe de Estado recebeu o convite.