O “Presidente dos afectos” foi à BTL afirmar que “o turismo português está imparável”

Chegou à feira pouco passava das 15h00 de sexta-feira e a visita era para durar cerca de uma hora, quase o tempo que levaria a visitar três dos stands regionais, no Pavilhão1. Cerca das 19h00, quando falou à imprensa, o Presidente da República desculpou-se pela demora e atribuiu-a à dimensão de uma BTL que afirmou ser “o sinal exacto” de que “o turismo está imparável” em Portugal.

“Ao fim de um pouco menos de quatro horas penso que terei visto metade [da feira]” e posso garantir que ultrapassa as expectativas”, dando “o sinal exacto de como está o turismo português”, comentou o Presidente da República já no final da sua visita à feira, em declarações à imprensa.

O turismo, garantiu Marcelo Rebelo de Sousa, é “um elemento fundamental como motor da nossa economia para o crescimento que desejamos, o tal crescimento acima de 2%”. Foi mesmo mais longe ao afirmar que “o turismo português está de facto imparável. O panorama do turismo português é imparável neste momento”.

Durante as cerca de 4 horas que esteve na feira, o Presidente da República deixou claro o porquê de ser conhecido já como o “Presidente dos afectos” porque foi de muitos afectos feita esta demorada visita. Marcelo esteve nos stands das várias regiões turísticas portuguesas, de municípios, de entidades associativas. Experimentou especialidades gastronómicas, usou óculos de realidade virtual, aceitou todos os desafios que os expositores lhe fizeram. Não negou um abraço, um beijinho, um sorriso ou uma selfie. E até pôs o ministro da Economia a tirar fotos.

No final da visita, fazendo uma avaliação do certame, o Chefe de Estado não poupou elogios: “Estão de parabéns todos os stands, as Câmaras Municipais, todas as estruturas de turismo por todo o nosso país, estão de parabéns todos os expositores individuais, as empresas… é difícil escolher uma instituição, de tal maneira é impressionante o panorama desta 29ª edição [da Bolsa de Turismo de Lisboa] que ultrapassa todas as anteriores”, afirmou. Tanto assim que Marcelo Rebelo de Sousa antecipou mesmo que a BTL 2017 faz “prever que vamos ter para o ano uma 30ª edição espectacular”.