Prioridades da OMT para 2017 são segurança, tecnologia e sustentabilidade

A 104ª reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT) discutiu na cidade de Luxor, Egipto, as três prioridades da organização para o próximo ano, que são a segurança, o impacto da tecnologia no sector do turismo e a sustentabilidade.

A reunião contou com a presença de 170 representantes de 40 países, incluindo 11 ministros e vice-ministros do Turismo. A cerimónia de abertura foi presidida pelo Secretário-Geral da OMT, Taleb Rifai e o ministro egípcio do Turismo, Mohamed Yehia Rashed.

Na ocasião, Taleb Rifai enalteceu a necessidade de todos os países que fazem parte da OMT apoiarem o turismo do Egipto, que é “líder mundial no sector e continuará a sê-lo”.

O Conselho Executivo analisou igualmente o programa de trabalho da OMT e a agenda para o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento que será celebrado em 2017. Terminada a reunião do Conselho Executivo, a OMT reuniu a sua V cimeira sobre turismo urbano, dedicada ao tema “Cidades: Locais de cultura para viajantes globais”.

Considerando que em muitas cidades do mundo o turismo já se converteu num elemento central da economia e vida social, a sua adaptação a oportunidades oferecidas pelo desenvolvimento urbano encaminha para uma série de novos desafios. É nesse sentido que a OMT fez esta cimeira voltada para a gestão efectiva do crescimento turístico em muitas metrópoles do mundo.

A reunião mundial analisou tendências do turismo urbano abordando temas sobre desenvolvimento sustentável, organização e rejuvenescimento de destinos, as inovações, interacção intercultural e novos modelos de negócios, além do chamado ‘consumo colaborativo’ do turismo.

O desenvolvimento de clusters que impliquem em entidades públicas e privadas de todos os sectores é considerado indispensável para o novo paradigma de desenvolvimento do turismo urbano, onde o turismo tem todas as condições e dever de ser o instrumento de coesão social e preservação cultural, além da contribuição económica.

A 105 reunião do Conselho Executivo terá lugar em Maio de 2017, tendo Espanha, país sede da OMT, como anfitriã.