Programa Cycling & Walking no Algarve promove-se

Com o objectivo de dar a conhecer a ponto de situação do programa para o desenvolvimento do Cycling & Walking no Algarve 2016-2019, acaba de ser criada uma newsletter com periodicidade trimestral.

Colocar o Algarve na rota internacional do cycling & walking, de modo a combater a sazonalidade é uma das iniciativas deste programa, que assenta numa articulação entre os stakeholders públicos e privados, liderada por uma parceria institucional constituída pela Amal, ERTA, ATA e Turismo de Portugal, na qual também está envolvida a ANA Aeroportos.

Refira-se que a Comissão Europeia publicou recentemente um Flash Eurobarometer que considera o cicloturismo uma das principais tendências do mercado de turismo europeu, sendo mesmo apontado, pelos participantes neste estudo, e pela primeira vez, como uma das motivações para ir de férias, de acordo com o publicado na primeira newsletter.

O mesmo estudo aponta que os cidadãos europeus, têm, também, cada vez mais em consideração factores ecológicos na tomada de decisão sobre os seus planos de férias. Disponibilizar uma boa infra-estrutura cicloviária, deve, portanto, ser uma prioridade, a fim de responder às necessidades do mercado e permitir um acesso fácil às atracções e serviços.

A nível europeu a procura por este tipo de oferta é crescente e já vale 8,9 mil milhões de euros em viagens que envolvem estadia de uma noite, e 35 mil milhões de euros em actividades de apenas um dia.