Promover património em realidade aumentada

Promover o património através de realidade aumentada é aquilo a que se propõe a App Visitar que acaba de vencer o Santa Casa Challenge.

Desenvolvida pela Tandem Innovation, startup spin-off da IT People Innovation, a aplicação mobile Visitar, foi a vencedora do Santa Casa Challenge na área de Cultura e Património, colocando assim maior destaque na utilização crescente da realidade aumentada para a promoção e valorização do património cultural e histórico.

Com o objectivo de criar uma maior ligação entre as pessoas e o património, a APP Visitar utiliza a realidade aumentada para acrescentar elementos virtuais à realidade, fazendo com que o património ganhe vida, numa experiência única acessível através de um simples smartphone ou tablet.

Com esta aplicação é possível interagir com hologramas ao longo do percurso do museu ou exposição, explorar artefactos com imagens e modelos 3D, aceder a conteúdos exclusivos como vídeos a partir de uma pintura, ou até mesmo ganhar visão Raio X e descobrir o interior dos elementos em exposição ou de um monumento.

Estas interacções transformam a vivência do museu ou património numa experiência única e memorável. As peças de um museu ou a fachada de um edifício podem agora ganhar vida, viajar no tempo e interagir com cada visitante.