Próximo secretário-geral da OMT será o georgiano Zurab Pololikashvili

O Conselho Executivo da OMT, que celebrou a sua 105ª reunião em Madrid, recomendou Zurab Pololikashvili, embaixador da Georgia em Espanha, como candidato para o posto de secretário-geral da organização para um período de quatro anos, a partir de Janeiro de 2018.

A candidatura do substituto do jordano Taleb Rifai foi apresentada pelo seu país, Georgia, de acordo com os estatutos da Organização Mundial do Turismo.

A recomendação do Conselho Executivo da OMT apresentar-se-á à Assembleia Geral para a sua ratificação, na próxima reunião que terá lugar em Chengdu (China) de 11 a 16 de Setembro.

O georgiano concorria ao cargo com mais seis personalidades, designadamente Vahan Martirosyan (Arménia), Márcio Favilla (Brasil), Jaime Alberto Cabal Sanclemente (Colômbia), Young-shim Dho (República da Coreia), Alain St. Ange (Seychelles), e Walter Mzembi (Zimbabwe).

O actual secretário-geral, Taleb Rifai, ocupou o cargo nos últimos sete anos e deve sair no final do ano.

Nascido em Tbilisi a 12 de Janeiro de 1977, é embaixador do seu país em Espanha, Argélia e Marrocos, é representante permanente do seu país junto da OMT. Tem ampla experiência de trabalho tanto no sector privado como público, tendo entre 2015 e 2016 ocupado o cargo de vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e, entre 2009 e 2010 de ministro do Desenvolvimento Económico da Georgia.