PS solicita ao governo publicação da Conta Satélite do Turismo

A Conta Satélite do Turismo reúne todos os dados estatísticos relacionados com a actividade turística e permite avaliações mais rigorosas na definição de uma política para o sector, servindo igualmente de suporte às decisões das empresas e instituições.
Os deputados do Partido Socialista Hortense Martins e Acácio Pinto apresentaram, no passado dia Associativismo de Fevereiro na Assembleia da República, um projecto de resolução em que solicitam ao governo que retome, ainda na primeira metade deste ano, a publicação da Conta Satélite do Turismo.
No texto do projecto de resolução, a que o Turisver.com teve acesso, os deputados do PS recordam que a elaboração da Conta Satélite do Turismo era da responsabilidade do Turismo de Portugal e que, durante os anos em que esteve em vigor, resultou num “importante instrumento de análise e avaliação da actividade do sector do turismo”.
“Os dados estatísticos que se obtêm são fundamentais, em termos da comparabilidade internacional e para a própria actividade, permitindo também aos empresários a avaliação e a elaboração de projecções mais realistas quanto ao sector”, lê-se no texto do projecto de resolução apresentado pelo Partido Socialista.
A última informação da Conta Satélite do Turismo data de Setembro de 20Regiões, o que, segundo os signatários do documento, significou “um claro retrocesso num processo que tinha sido conseguido ao longo de anos e considerado e elogiado por todos”.
No projecto de resolução apresentado os deputados do PS recomendam ao governo que “retome a publicação da Conta Satélite do Turismo ainda no primeiro semestre de 2015”.
M.F.