“Qualificar para crescer”: Projecto de formação junta Grupo Pestana e ETPM

O Pestana Hotel Group e a Escola Técnica Profissional da Moita (ETPM) lançaram esta quinta-feira um projecto ao nível da formação nas áreas de hotelaria e restauração, denominado “Qualificar para Crescer”.

O objectivo deste projecto inédito em Portugal que terá início já no próximo mês de Setembro, é fazer com que a Escola seja desde o início uma empresa, e vice-versa, “disponibilizando uma solução que garante uma imersão em ambiente empresarial, ainda em contexto educativo”, explicam os parceiros.

Neste projecto, cuja co-criação é do Pestana Hotel Group, os quadros Pestana têm um papel fundamental e activo no mentoring, planeamento e implementação do Curso Profissional de Técnico de Restaurante/Bar, bem como, na formação e avaliação dos 26 alunos que o frequentam na ETPM, nesta fase de piloto. Acresce que os recursos humanos do grupo hoteleiro asseguram formação técnica, bem como, a realização da formação em contexto de trabalho, a desenvolver nas várias unidades Pestana, em Portugal e no estrangeiro, o que representará um volume de formação de 21.000 horas.

O curso contempla um plano curricular de três anos lectivos, numa média anual de 1.100 horas e desenvolve-se nas áreas sociocultural, científica e técnica, onde se inclui a formação em contexto de trabalho, representando um volume global de formação de cerca de 86.000 horas.

“Temos vontade de participar de forma activa na formação dos futuros profissionais do sector e o compromisso assumido aqui hoje com este projecto é a imersão imediata em ambiente empresarial real durante os 3 anos académicos, assegurando que no dia da entrada no mercado profissional em contexto laboral real os alunos estão num ambiente natural e já totalmente adaptados, em total alinhamento com as necessidades do empregador e as expectativas dos clientes. É um programa educativo que na sua génese, foi desenhado em conjunto e por isso totalmente adaptado às realidades actuais do mercado”, garante José Theotónio, CEO do Pestana Hotel Group.