Ranking da ICCA: Lisboa é a 9ª cidade do mundo mais requisitada para congressos

Segundo dados divulgados pela ICCA – International Congress & Convention Association, a capital portuguesa ficou no nono lugar no ranking mundial das cidades mais requisitadas para congressos associativos internacionais. Já no ranking europeu, a capital portuguesa figura em oitavo lugar.

No ranking mundial, Lisboa surge à frente de cidades como Copenhaga, Roma, Hong Kong, Estocolmo, Praga e Pequim que ficaram classificadas entre as 20 cidades mais atractivas para este género de eventos.

A posição alcançada neste ranking “é o reflexo do esforço promocional que tem vindo a ser desenvolvido junto de mercados estratégicos e prioritários, através de um trabalho contínuo e persistente de promoção, indispensável na valorização do mérito de Lisboa, face à forte concorrência”, lê-se numa nota enviada à imprensa pelo Turismo de Lisboa.

Na mesma nota, Vítor Costa, director-geral da Associação Turismo de Lisboa, sublinha que “para se manter no topo deste ranking e continuar a afirmar o seu potencial de atracção, Lisboa necessita de um novo centro de congressos apto a receber iniciativas de grande dimensão, com capacidade para acolher oito a dez mil pessoas”. O responsável avança ainda que “há uma janela de oportunidade que devemos aproveitar a este nível, uma vez que são muito poucos os destinos no mundo onde congressos desta dimensão se podem realizar”.

Sendo um dos principais destinos mundial de turismo de negócios e o mais importante no nosso país, Lisboa tem, para este segmento, uma oferta diferenciada e de qualidade, seja em termos de infra-estruturas como de serviços, a que acresce a possibilidade de proporcionar experiências únicas, uma boa relação qualidade/preço na hotelaria e as boas acessibilidades, incluindo aéreas.