Região Norte terá ano “excepcional”

Até final de Agosto a região ultrapassou os 4,6 milhões de dormidas, mais 528, 5 mil que em 2015. A manter-se a tendência, o destino chegará ao final do ano com 6,6 milhões de dormidas, num resultado que o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) considera “excepcional”.

De acordo com os dados publicados pelo INE, o Porto e Norte foi a região que mais viu crescer a taxa de ocupação no Continente em Agosto o Porto (64%) e teve a maior subida nacional nos proveitos por aposento (18,5%). Os espanhóis continuam a ser o principal mercado da região, tendo tido em Agosto um aumento homólogo de 10%.

“Tivemos o melhor verão de sempre. Somos um destino de férias! Estes números são o espelho de uma estratégia que assumimos diferenciadora, inclusiva e assertiva envolvendo o sector público e privado da Região”, adianta Melchior Moreira.

No Porto Welcome Center foram atendidos de forma presencial 2500 turistas tendo os franceses (458) ocupado o primeiro lugar, seguidos dos espanhóis (408) e dos alemães (236) em termos europeus. Em termos de turistas fora da Europa, destaca-se um grande número de turistas dos Estados Unidos (144), seguido do Brasil (111) e Canadá (52).

A região observa também uma variação positiva de 8% no total dos produtos estratégicos com destaque para o Turismo de Negócios/MICE com +22% do que no ano anterior (Congressos, Feiras e Incentivos diversos, usuais nesta altura do ano), seguido dos Eventos com +11% e Gastronomia e Vinhos e ainda o Touring Cultural, ambos com +10%.