Residentes em Portugal movimentaram 13,8 milhões de viagens em 2016

O Inquérito ao Turismo Internacional divulgado esta quinta-feira pelo INE revela que o movimento de saídas para o estrangeiro, em 2016 de residentes em Portugal, foi de 13,8 milhões, a maior parte (8,5 milhões) em excursão, essencialmente por via rodoviária.

Do total das saídas dos turistas/residentes, 48% tiveram como motivação o lazer, enquanto os assuntos profissionais ou de negócios corresponderam a 26,1%. As visitas a familiares e amigos corresponderam a 23,8% dos movimentos de saídas de turistas para o estrangeiro, enquanto por razões profissionais foram mais expressivas entre os residentes do sexo masculino.

No período em análise, a Espanha foi o principal destino dos turistas residentes em Portugal, concentrando 41% dos movimentos, seguida da França, Reino Unidos, Alemanha e Suíça.

O inquérito do INE realça ainda que nas saídas de residentes para o estrangeiro, os gastos totais inerentes a essas deslocações repartiram-se entre os 91% relativamente a turistas e 8,3% a excursionistas.