Resultados de 2017 em Fátima “dificilmente” serão superados, diz Alexandre Marto

As comemorações do Centenário das Aparições e a visita do Papa Francisco foram responsáveis por 1,1 milhões de dormidas em Fátima o ano passado, resultados que “dificilmente” serão superados em 2018, embora se estima sejam superiores aos verificados em 2016, declarou ao turisver.com o vice-presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima.

Dados avançados pela ACISO, que citam o Travel BI do Turismo de Portugal, revelam que Fátima terá chegado a 1,1 milhões de dormidas em 2017, o que corresponde a uma subida de 16% face ao ano anterior que havia sido de 773 mil, e superado, pela primeira vez a taxa de ocupação de 40%, contra os 30% verificados em 2016. O ano passado, a dormidas de estrangeiros cresceu 25%, totalizando mais de 767 mil, enquanto de portugueses foi superior a 242 mil dormidas, um aumento de 7% quando comparado com o 2016, com crescimentos fortíssimos de mercados como a Polónia, que duplicou, Estados Unidos da América, Coreia do Sul, Brasil e Itália.

“Foi um ano absolutamente extraordinário” para o destino, declarou ao turisver.com o vice-presidente da associação, Alexandre Marto, para acrescentar que isto aconteceu porque também teve “eco das entidades oficiais ligadas ao sector, tais como a secretária de Estado do Turismo, o Turismo de Portugal e a Turismo da Região Centro”.

Há a destacar também a requalificação do parque hoteleiro de que Fátima foi alvo. Num total de quase 8500 camas existentes (dados de Maio de 2017), 35% são de hotéis de quatro estrelas, e apenas 15% estão ligadas ao alojamento local.

Entretanto, terminadas as celebrações do Centenário das Aparições, a ACISO vai continuar a levar a cabo uma série de acções com vista à consolidação do destino Fátima, que passam, segundo Alexandre Marto, pela participação com stand próprio, na Feira de Turismo das Filipinas, que terá lugar de 8 a 11 de Fevereiro em Manila, como o objectivo de fazer uma abordagem àquele mercado, organização de fam trips à Coreia, Estados Unidos da América e Filipinas, e ainda do lançamento de uma campanha de marketing no Brasil, para além da realização da sexta edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso que vão este ano ter lugar pela primeira vez, em duas cidades, com a Guarda a juntar-se a Fátima, entre 22 e 24 de Fevereiro, no Centro Pastoral de Paulo VI (Fátima) e no Teatro Municipal da Guarda.