Revisão do Plano de Ordenamento Turístico dos Açores estará concluída em 2018

A revisão do Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores estará concluída no próximo ano, anunciou o presidente do Governo, que o considera um instrumento fundamental para se retirar, cada vez mais, benefícios deste sector na região.

“Aliado ao Plano Estratégico e de Marketing, constituirão dois instrumentos fundamentais no sentido de, cada vez mais, se reforçarem as condições para retirar benefícios do desenvolvimento deste sector”, afirmou Vasco Cordeiro, que usava da palavra na inauguração do Posto de Turismo de Santa Maria, localizado no centro de Vila do Porto.

O governante realçou que, neste novo tempo que se vive no turismo, verifica-se, a nível regional, um crescimento muito significativo em várias componentes, como os proveitos totais e por aposento.

“Esta realidade impõe repensarmos um conjunto de instrumentos de ordenamento e regulatórios, não no sentido de limitarmos esse crescimento, mas sim de o orientar e disciplinar para que ele cumpra o objectivo da sustentabilidade económica, social e ambiental deste sector, sendo um factor de crescimento de emprego e de riqueza”, disse.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro sublinhou o crescimento do sector turístico na ilha de Santa Maria, o que ilustra o que acontece em toda a região. Quando comparado com o 2015, o número de dormidas na ilha subiu 14% em 2016, enquanto os proveitos totais aumentaram 23%.