Revive: aberto concurso público para o Convento de Santa Clara em Vila do Conde

Abriu esta segunda-feira, 28 de Maio, o concurso público para a concessão do Convento de Santa Clara, em Vila do Conde, ao abrigo do programa Revive. Os investidores interessados têm 90 dias para se candidatarem.

Localizado junto ao rio Ave e junto ao centro da cidade, e em vias de ser classificado como Monumento Nacional, o Convento de Santa Clara é um dos 33 imóveis inscritos no programa Revive. Neste caso, a área a concessionar para fins turísticos, durante 50 anos, abrange o edifício, o pátio e os espaços verdes adjacentes. De acordo com o estipulado no concurso, a candidatura “poderá integrar uma componente de formação “on-job” ou de estágios, que será majorada para efeitos de adjudicação”

Fundado há 700 anos, em 1318, por D. Afonso Sanches e D. Teresa Martins, com o objectivo de acolher senhoras da nobreza com poucos recursos, e doado, no ano seguinte, à Ordem de Santa Clara, o imóvel foi ocupado, até ao final do século XIX, pelo convento feminino (irmãs clarissas), tendo mantido função religiosa até 1893. Na posse do Estado desde 1834 (ano em que foram extintas as ordens religiosas), está fechado desde 2007, tendo sido sujeito a obras em 2015, a cargo do município de Vila do Conde.

O Convento de Santa Clara em Vila do Conde é o sétimo imóvel a ser colocado em concurso público no âmbito do Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais, que visa “valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atractividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país”.

“Vai ser concessionado um imóvel icónico de Vila do Conde, que dispõe de uma localização privilegiada na cidade, junto ao rio e ao mar, que será um importante factor de geração de riqueza para a economia local e de criação de postos de trabalho”, sublinha, a propósito, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Toda a informação sobre o concurso está disponível em http://revive.turismodeportugal.pt/pt-pt/convento-santa-clara.