Revive: Lançado concurso público para o Colégio de São Fiel

O concurso público para a instalação de uma unidade hoteleira no Colégio de São Fiel, em Castelo Branco, no âmbito do Programa Revive, foi lançado esta quarta-feira.

Os investidores interessados têm agora 60 dias para se candidatar para a recuperação deste imóvel tem como objectivo impulsionar a recuperação económica desta zona afectada pelos incêndios do ano passado, bem como dinamizar a actividade turística na região Centro.

Sem uso desde 2003, altura em que funcionava como Instituto de Reeducação para jovens, o Colégio de São Fiel, onde o Nobel da Medicina Egas Moniz completou o Ensino Secundário, ardeu num incêndio em Agosto de 2017.

O Colégio de São Fiel é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais. Pretende-se com este programa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atractividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.

Refira-se que este é o quinto concurso lançado no âmbito do Programa Revive. O primeiro imóvel lançado em concurso foi o Convento de São Paulo, em Elvas, ganho pelo grupo português Vila Galé, que deverá abrir portas no início do próximo ano. Seguiram-se os Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, cujo concurso foi ganho pela Visabeira.

O concurso do Hotel Turismo da Guarda foi adjudicado ao agrupamento MRG e, neste momento, está em fase de conclusão o concurso relativo ao conjunto patrimonial composto pelo Convento do Bom Jesus de Valverde e pela Quinta do Paço de Valverde, em Évora.