RevPar acelera na Europa mais do que nos EUA

Em 2015 o aumento do RevPar (preço por quarto disponível) na hotelaria europeia foi maior do que nos Estados Unidos da América, o que não acontecia desde 2010, revela a consultora STR.

O aumento do RevPar na Europa no ano passado foi de 6,9%, tendo alcançado os 75,17 euros, enquanto nos Estados Unidos se situou em 6,3%, chegando aos 70,43 euros.

Nos últimos seis anos tanto nos Estados Unidos como na Europa o RevPar tem crescido consecutivamente, depois das duas regiões do mundo terem sofrido um decréscimo de dois dígitos neste indicador em 2009 devido à crise financeira. De 2011 a 2014 os EUA têm contabilizado um aumento percentual em crescendo. Só em 2014 alcançou uma subida de 8,1%, frente a um crescimento de 4,3% da hotelaria europeia.

Para os analistas da SRT, a debilidade do euro e a procura desviada dos países do Norte de África jogaram um papel importante. Neste sentido, os hotéis europeus registaram aumento exponencialmente elevados durante os meses de Verão, atingindo uma subida do RevPar de 9,9% em Junho, 13% em Julho e 8,4% em Agosto.

Esta tendência positiva continua a verificar-se na Europa em 2016 com uma subida de 3% no RevPar em Janeiro, enquanto nos Estados Unidos este indicador aumentou 2,5%, o que significa que pela primeira vez desde 2010 que o velho continente inicia o ano com crescimento superior ao do mercado norte-americano.

Enquanto a procura permanece elevada em ambos os mercados, será para estes analistas ver como é que o elevado crescimento da oferta nos Estados Unidos irá pressionar a ocupação hoteleira, numa altura em que no continente europeu o desenvolvimento estimado de novas unidades hoteleiras se mantém lento e estável.