Revpar cresce na hotelaria na cidade e região de Lisboa em Maio

A variação do preço médio por quarto disponível (RevPar) na hotelaria da cidade e da região de Lisboa volta a ser favorável no mês de Maio, à semelhança do registado nos últimos meses, indica o Observatório do Turismo de Lisboa.

Na cidade verificou-se um aumento de 13,8% no período em análise. A subida mais relevante registou-se ao nível dos estabelecimentos de 4 estrelas, com uma progressão de 16,6%. Na área metropolitana de Lisboa, este indicador teve em Maio um acréscimo médio de 14,3% nos 18 municípios que a compõem. As subidas ocorreram em todos os segmentos, com destaque para os de 4 estrelas, com um aumento de 24%.

Os dados publicados esta quarta-feira dão conta da tendência ascendente do ano, apesar de uma ligeira descida no indicador referente à ocupação média por quarto na cidade, nomeadamente nos estabelecimentos hoteleiros de 4 e 5 estrelas, -0,2% e -1,9%, respectivamente. Em comparação com o período homólogo de 2016, verifica-se novamente um aumento no preço médio por quarto vendido (Average), onde se registou uma subida percentual de 13,9%, com os valores a chegarem aos 113,84 euros.

Ainda em relação à cidade, o acumulado de Janeiro a Maio diz que houve mais 9,2% na ocupação de quarto, mais 10,6% no Average e mais 20,8% no RevPar.

No que diz respeito à região de Lisboa, comparativamente ao período homólogo de 2016, a ocupação de quarto registou um aumento na procura, embora mais ligeiro do que no mês anterior, de 1,7%. Neste indicador destacam-se as unidades hoteleiras de três estrelas, que registaram um crescimento de 2,7%.

No Average a subida é de 12,5%, quando comparado com Maio de 2016, com os preços médios a oscilarem entre os 75,24 euros nas unidades de 3 estrelas e os 178,77 euros nos estabelecimentos de 5 estrelas.

O acumulado dos cinco meses do ano resumem-se assim: +9,3% na ocupação de quarto, +9,8% no Average e +20% no RevPar.