Rio de Janeiro estuda taxa turística municipal

Segundo avança a imprensa brasileira, o projecto para a criação de uma taxa turística municipal no Rio de Janeiro está já a ser finalizado pela Riotur. O valor em estudo ascende a 9 Reais (cerca de 2,5€) por pessoa, por noite de alojamento.

A imprensa brasileira, que relaciona esta medida com os cortes orçamentais da prefeitura carioca, avança que o montante resultante da taxa será aplicado em “publicidade e serviços para incrementar o turismo na cidade”.

O anúncio segue-se aliás a um outro, o dos cortes, para cerca de metade, nos apoios da prefeitura do Rio de Janeiro às Escolas de Samba, situação que poderia colocar em risco o desfile de Carnaval do próximo ano.

Neste sentido, e porque a incerteza sobre o desfile de 2018 está a afectar a hotelaria da cidade, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) veio já a público em apoio da criação da taxa de turismo. “O mundo inteiro tem isto. Os lugares que são destinos turísticos têm essa taxa”, afirmou o presidente da entidade, citado pela imprensa brasileira.