“Rostos do Turismo”: Adriano Portugal director Comercial da Orbita Viagens

Adriano Portugal assumiu muito recentemente o cargo de director comercial da Orbita Viagens, Turismo e Rent-a-car, mas o sector conhece-o desde há muitos anos, muito pela lua ligação à Fijitour de que foi sócio gerente.

No sector das viagens e turismo o percurso de Adriano Portugal é vasto, como vasta é a sua experiência e conhecimento do mercado. O seu percurso profissional inicia-o em 1984 como responsável do Turismo Juvenil da Tagus, funções em que se mantem até 1989.

O dealbar da década de 90 vai encontrá-lo na Turopa, onde até 1992 assume a responsabilidade comercial da zona Norte, mas em 1993 volta à Tagus para coordenar o Turismo Juvenil da zona Norte.

Dois anos depois, em 1995, ingressa na sucursal da Emitur em Portugal como director comercial para o nosso país, desempenhando todas as actividades inerentes à coordenação comercial, nomeadamente em termos da adaptação das políticas de mercado do operador ao mercado português.

Em 1996 torna-se sócio-gerente da área comercial da Fijitour, Lda, Fijitour Viagens e Turismo, Lda., Porto (Portugal). Até 2015 coordena toda a área comercial de vendas, contacta e acompanha os clientes do segmento Grupos e Individuais, gere os contratos com todos os fornecedores de agências de viagens, apoia nas vendas os dois balcões da agência, um no Porto e outro em Vila Nova de Gaia. Além disso promove acções de Marketing junto dos clientes e dá formação aos colaboradores da agência.

Desde 2004 Adriano Portugal é também membro do Conselho Assessor do Grupo GEA Portugal.

Entre as suas competências contam-se o curso básico de Galileo; Imagem e Marketing; Técnicas de Vendas Liderança e Motivação de equipas.