“Rostos do Turismo”: Alexandre Marto administrador Fátima Hotels Group

No meio empresarial da hotelaria como no meio associativo, Alexandre Marto Pereira, de seu nome completo, é bem conhecido, seja a nível da região onde desenvolve a sua actividade (Fátima/Ourém, Centro de Portugal) onde preside à ACISO e tem assento nos órgãos regionais de turismo, seja a nível nacional pela participação activa que mantém no associativismo hoteleiro e turístico.

O “destino” profissional de Alexandre Marto estava traçado logo no momento em que nasceu, corria o ano de 1974, no seio de uma família de pequenos hoteleiros. Como se costuma dizer, “filho de peixe sabe nadar” e, mais do que isso, o bichinho da hotelaria é algo que cria raízes pelo que não admira que este acabasse por ser o percurso profissional escolhido. Mas não logo em início de carreira, que Alexandre Marto começou por outra via.

Começa por se licenciar em gestão na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa e inicia a sua carreira na banca de investimento, concretamente na área de mercado de capitais. Sete anos depois regressa a Fátima e começa por passar pela administração da Sociedade de Reabilitação Urbana. Mas o “bichinho” chamava e Alexandre Marto acaba por se concentrar no negócio da família onde ajuda a consolidar o produto turístico, então constituído por dois hotéis.

Identifica na altura dois problemas graves: a falta de divulgação turística de Fátima e do turismo religioso por parte das instituições com responsabilidade nessa área, e a falta de dimensão das unidades hoteleiras da cidade para colmatarem o problema e alavancarem as suas vendas.

É para ultrapassar esta identificada deficiência que Alexandre Marto cria, em conjunto com parceiros locais, a marca “Fátima Hotels Group” que concentra as funções de marketing, promoção e vendas de várias unidades hoteleiras. O projecto inicia-se com quatro unidades mas foi crescendo e consolidando-se e hoje conta já com oito empreendimentos turísticos, claramente líderes na oferta de alojamento em Fátima.

Como dissemos de início, Alexandre Marto não resistiu também ao apelo da vida associativa, integrando diversas entidades, a nível local, regional e nacional. Actualmente é presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, membro da direcção da Agência regional de Promoção Turística do Centro de Portugal e do conselho de marketing da Turismo Centro de Portugal. É também membro do Conselho Geral da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal.