“Rostos do Turismo”: Fernando Carvalho director-geral do Hotel Olissippo Oriente

Fernando Mateus Dias Carvalho de seu nome completo assume desde 2006 a direcção-geral do Hotel Olissippo Oriente, no Parque das Nações. No Grupo Olissippo Hotels entrou há 16 anos, em 1999, não sem antes ter desempenhado diversas funções noutras cadeias hoteleiras.

Corria o ano de 1981 quando Fernando Carvalho ingressou na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa onde frequentou o Curso de Formação de Recepção. Por essa altura que ingressa no Hotel Marriott em Lisboa, onde se mantém de 1981 a 1994, período em que ocupa diversos cargos e funções e vai subindo “degraus” na carreira: entra como empregado de mesa, passa a controlador de caixa, caixa de recepção, night auditor e, por fim, supervisor de caixas.

Em 1994 deixa o Marriott e integra a equipa que vai abrir o Hotel Altis Park, também em Lisboa, como Front Office Manager, tendo sob a sua responsabilidade a gestão do departamento de alojamentos e execução das tarefas relacionadas com o início de actividade do Hotel, desde a esquematização de espaço físico do Front Office à selecção de equipamentos e contratação e formação de pessoal.

Em 1999 que ingressa na Olissippo Hotels como director-geral do Hotel Olissippo Marquês de Sá, onde acompanha o processo de renovação da unidade e se mantém até 2006, ano em que a assume a direcção-geral do Olissippo Oriente.

Em simultâneo, Fernando Carvalho aposta sempre na sua formação. Frequenta, entre outros, o curso de Graduação em Direcção Hoteleira da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa / ADHP, conclui o Bacharelato em Direcção e Gestão Hoteleira pelo Instituto Superior Politécnico Internacional (1989-1992) e a Licenciatura em Direcção e Gestão Hoteleira pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) (2002 – 2004).

O desempenho de responsabilidades associativas faz também parte do seu percurso. Foi membro da Direcção da ADHP – Associação dos Directores de Hotéis de Portugal, com os pelouros da Tesouraria e Formação, de 2004 a 2013, e hoje preside ao Conselho Fiscal da mesma associação.