“Rostos do Turismo”: Gilberto Vieira proprietário da Quinta do Martelo

 

Proprietário da Quinta do Martelo, em São Francisco das Almas, São Mateus, a poucos quilómetros de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira, Açores), fundador e impulsionador da Associação de Turismo em Espaço Rural “Casas Açorianas”, Gilberto Manuel Ramos Vieira ficará para sempre ligado ao desenvolvimento deste segmento da oferta turística em terras açorianas.

O primeiro contacto de Gilberto Vieira com o turismo dá-se, segundo nos conta, pela via das agências de viagens onde começou a sua carreira profissional como responsável de uma agência. Foi nessa época, pela convivência com os turistas e vários operadores turísticos internacionais que lhe surgiu a ideia de desenvolver um projecto destinado a um nicho específico e diferenciado do mercado, numa altura em que começava a haver um interesse particular por produtos diferentes.

Nascia assim, em 1989, a Quinta do Martelo, um espaço criado numa propriedade familiar, um projecto pioneiro nos Açores, primeiro apenas com restauração tradicional, depois já com alojamento e também com uma forte componente etnográfica que mantém e tem vindo a desenvolver até hoje. Por várias vezes premiada, a Quinta do Martelo retrata as tradições e a arquitectura dos Açores, bem como as artes e ofícios de um tempo que hoje parece já bem distante

Apegado à verdade das tradições açorianas e ao desenvolvimento turístico da sua região, Gilberto Vieira tem sido também mentor e sócio-fundador de várias associações que visam estes objectivos.