“Rostos do Turismo”: João Calhau director-geral ERV Portugal

O cargo de director-geral em Portugal na ERV é a continuação de um percurso no ramo dos seguros que começou à saída da Universidade. Da experiência de anos de trabalho em vendas, João Calhau diz ter aprendido a ser bom comunicador, mas também hábil na conquista do bom senso. Por tal, a posição que ocupa actualmente não deixa de ser o espelho do seu sucesso.

Focado em conseguir resultados e encontrar soluções para o negócio, João Calhau nasceu em Maio de 1976, num caminho de vida que o levou aos 18 anos a ingressar na Universidade de Évora, para enraizar os seus conhecimentos em Gestão de Empresas.

Seria no mesmo ano de conclusão do curso superior, em 1998, que João Calhau entraria no mercado de trabalho, na WinterthurLife como Life insurance account manager e coordenador de equipa. Por aqui ficaria dois anos, até Outubro de 2000, altura em que entraria na equipa da RM Brokers como sales manager para os Ramos Vida e Não Vida.

Na realidade, o seu percurso profissional não sairia mais da actividade seguradora. Quatro anos volvidos desde que começou a dar o seu contributo na RM Brokers, João Calhau entra na equipa da Allianz Global Assistance, antiga MondialAssistance – Elvia. Aqui, seria até 2006 Bank Insurance Project Manager, com a responsabilidade de desenvolver um novo produto e implementá-lo.

É então em 2007 que entra para a empresa onde se encontra até hoje, a ERV Portugal, uma companhia de seguros especializada no segmento de viagens, onde João Calhau assume, entre outras funções, actividades de estratégia e planeamento, controlo de P&L, canais de vendas e desenvolvimento de produtos, coordenação da equipa de vendas, planos de marketing, coordenação dos vários departamentos da sede espanhola, tais como subscrição, assistência, facturação, TI e departamento jurídico, bem como a ligação com autoridades de supervisão e outras entidades governamentais.