“Rostos do Turismo”: Joaquim Fernandes director-geral do Vila Galé Porto

Joaquim Euclides Coelho Fernandes é desde Março de 2014 director-geral do Vila Galé Porto. Foi também director-geral do Vila Galé Coimbra e do Vila Galé Santa Cruz, na Madeira, grupo onde exerce funções desde 2006.

Anteriormente, Joaquim Fernandes já tinha sido (2003-2006) director-geral do Hotel Mercure Póvoa de Varzim, do Grupo Accor e responsável pelo projecto Grandes Vinhos Mercure em Portugal, tendo também exercido o cargo de director-geral do Hotel Ibis Coimbra (de Fevereiro de 2002 até Maio de 2003) e do Hotel Ibis Évora (1999 a 2002), e director de restauração do Novotel Porto-Gaia (1996 a 1999), unidades do Grupo Accor.

Joaquim Fernandes exerceu ainda, durante dois anos, o cargo de director de restauração no Solnave Maia – Hipermercado Jumbo da Maia, assistente de direcção do Hotel Ibis Porto-Gaia (Grupo Accor), em 1993 e 1994, e no Ibersol Restauração, do Grupo Sonae, tendo estagiado no Hotel Montechoro – Algarve, no Meridien – Porto, no Ipanema – Porto, no Sheraton – Porto, Hotel Praia Golfe – Espinho, e no Vermar – Póvoa de Varzim, em áreas como Front-Office, Back-Office, controlo de custos, cozinha, restaurante e bar.

Em termos de formação académica, este profissional tem o MBA pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, e graduação em Direcção Hoteleira pela ADHP e Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Recebeu igualmente várias outras formações em unidades e grupos hoteleiros. Além disso, foi formador na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e no Centro de Emprego de Évora, entre outros.