“Rostos do Turismo”: Jorge Costa fundador e presidente do IPDT

É fundador e presidente do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, professor de Estratégia Empresarial na Universidade Fernando Pessoa, onde também desempenhou funções de pró-reitor académico e director do Programa Doutoral em Ciências Empresariais. Estamos a falar de Jorge Costa.

É global trends editor e membro do Advisory Board do Worldwide Hospitality and Tourism Themes Journal (Emerald), do Painel de Peritos do Barómetro da Organização Mundial do Turismo, e do Conselho Consultivo do Aeroporto Sá Carneiro.

Este profissional foi também membro do Conselho Sectorial de Educação e Formação Profissional do Turismo do Ministério da Economia e Inovação, do Conselho Estratégico da Associação de Hotéis de Portugal, e editor regional do International Journal of Contemporary Hospitality Management (IJCHM).

Desenvolveu e coordenou projectos de investigação aplicada e desenvolvimento organizacional para organizações, com e sem fins lucrativos, em Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Sri Lanka e Suíça. Foi consultor do Ministério de Turismo, Indústria e Energia e do Centro de Políticas Estratégicas do Gabinete do Primeiro Ministro de Cabo Verde. No âmbito das Nações Unidas, desde 2012, tem sido consultor de programas de investigação e capacitação para a UNCTAD, UNDP e OMT.

Em termos académicos tem mais de uma centena de publicações, nas áreas da gestão, marketing e turismo, tendo sido o mentor do anuário ‘Tourism Trends Review – O Turismo em’, lançado em 2007 e que conta já com 10 edições, e do Fórum Internacional do Turismo (FIT), que já vai na 11ª edição.

Foi bolseiro da Fundação Rotária Internacional em dois dos seus programas de bolsas (profissionais e académicas, Reino Unido e Estados Unidos) e da Fundação Suzuki.

Em 2011, Jorge Costa e a sua equipa do IPDT receberam, do Governo Português, a Medalha de Mérito Turístico, a premiar o exercício e o apoio à investigação aplicada e ao ensino, no sector do Turismo e áreas subsidiárias.
Jorge Costa é licenciado em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP (Universidade Técnica de Lisboa) e Doutorado (Ph.D.) em Gestão Estratégica pela Universidade de Surrey, Reino Unido, com um estudo sobre o comportamento estratégico dos grupos hoteleiros a operar em Portugal, que lhe valeu a distinção de tese de alto valor académico pela British Library.