“Rostos do Turismo”: Manuel Pinto director-geral do Hotel Mundial

Na Direcção-geral do Hotel Mundial há mais de duas décadas, precisamente desde 1993, Manuel Pinto é também o rosto mais visível desta unidade que faz já parte da história da hotelaria da capital.

Nascido em 1949, Manuel do Nascimento Exposto Pinto de seu nome completo, começa o seu percurso na hotelaria estava a década de 60 ainda na sua primeira metade. É em 1963 que abraça esta área do turismo ao entrar para a equipa do Hotel Internacional como Mandarete, funções que exerce até 1965, ano em que entra no hotel que hoje dirige, o Mundial Ao longo de 15 anos Manuel Pinto foi Mandarete, Controlador de Comidas e Bebidas e Recepcionista nesta unidade.

Do seu percurso profissional consta um estágio na área de “Food & Beverage”, no então Lisboa Penta Hotel (hoje Marriott), em 1978 e a passagem pelo Aparthotel Equador onde assumiu as funções de subdirector de 1980 a 1982 e director, de 1982 a 1993, ano em que transita para o hotel e cargo que hoje mantém, o de director-geral do Hotel Mundial.

Director hoteleiro certificado pela Associação dos Directores de Hotéis de Portugal, possui o Curso de Direcção, na especialidade de “Food & Beverage” e o Curso de Aperfeiçoamento da área de Recepção, ambos pela Escola Hoteleira de Lisboa, tendo também sido Monitor nas áreas de Alojamentos e “Food & Beverage”, nos cursos de iniciação à Gestão Hoteleira, promovidos pela Associação dos Directores de Hotéis de Portugal, e na área de “Front Office”, na Escola Hoteleira do Estoril.

Experiente nos contactos com operadores turísticos nacionais e estrangeiros, tanto da Europa como dos Estados Unidos e Canadá, Manuel Pinto abraçou também funções associativas, tendo presidido ao sector hoteleiro da AHRESP, entre 2010 e 2012.