Rostos do Turismo: Paco Ayuso secretário-geral da RENA

Paco Ayuso, como é conhecido entre os seus pares do turismo, começou a sua carreira no sector em 1996, culminando com a sua aposentação da Continental Airlines em 2002, onde exercia o cargo de Country Senior Director para Portugal. Foi nesse momento que recebeu o convite para secretário-geral da RENA, Associação das Companhias Aéreas em Portugal, cargo que ocupa desde então.

Apesar da nacionalidade espanhola, Paco Ayuso nasceu em Cascais, no início da década de 40, e decidiu estudar na Bélgica, na Universidade de Liége, ao frequentar o curso de Engenharia Electrotécnica. Mas não seria este o rumo profissional que tomaria, já que o mundo do trabalho foi-lhe apresentando pela Direcção-Geral do Turismo, onde ocupou o lugar de Relações Públicas entre 1966 e 1968.

Mas seria o mundo da aviação que mais o atraía, conseguindo ingressar na aviação civil através da Iberia, Linhas Aéreas de Espanha, onde esteve desde a sua saída da DGT até 1980, chegando a receber das mãos do rei de Espanha, Juan Carlos I, a Cruz de Cavaleiro da Ordem de Mérito Civil.

Um ano após a condecoração, Paco Ayuso ingressa na Agência de Viagens Melair, Representações Turísticas, como director comercial para o nosso país. Treze anos passariam, em funções de GSA de diversas companhias aéreas, até a Melair ser adquirida pela empresa espanhola Latitud 4, especialista na área dos cruzeiros. Paco Ayuso ascende então a director da empresa e conhece um novo departamento, o de cruzeiros, mas sem nunca deixar a aviação.

Em 1996 torna-se Country Senior Director para Portugal da Continental até à jubilação, a 2 de Janeiro de 2002. Desde então que é a “cara” da RENA em Portugal.