“Rostos do Turismo”: Ruben Paula director geral de Operações da JJW Hotels & Resorts Portugal

Ruben Miguel Rodrigues Paula é desde Dezembro do ano passado director geral de Operações da JJW Hotels & Resorts em Portugal, cadeia proprietária do D.Filipa Hotel, Penina Hotel & Resort, Formosa Park Hotel, San Lorenzo Golf Course e Pinheiros Altos Resort.

Entre Agosto de 2007 e até assumir estas novas funções, Ruben Paula foi director geral dos hotéis Altis Grand (5 estrelas), Altis Suites (4 estrelas) e Altis Prime (condomínio hotel), cargo que exerceu também no Vila Galé Ópera, em Lisboa, de 2005 a 2007.

Entretanto, este profissional entrou para o Grupo Vila Galé em Setembro de 2000, tendo desempenhado funções de sub director do Vila Galé Ópera e do Hotel Village Cascais Vila Galé.

Ainda no Grupo Vila Galé, Ruben Paula colaborou durante seis meses com o director geral do Vila Galé Porto na reestruturação dos serviços de comidas e bebidas e melhorias a nível de serviços do hotel em geral, tendo sido convidado, anteriormente, para fazer a entrada do grupo no ex-Hotel Turismo da Ericeira, hoje Vila Galé Ericeira. Durante quatro meses, geriu a reorganização de procedimentos nas mais diversas áreas do hotel, de forma a uniformizá-los com procedimentos do grupo, reportando-se directamente ao director geral das três unidades da Costa do Estoril e Sintra.

Ruben Paulo foi igualmente chefe de Recepção do Hotel Vale de Lobos, do Grupo ACS, passando depois a assistente do director geral e director interino da mesma unidade hoteleira, enquanto entre Setembro e Novembro de 1998 fez um estágio de gestão no Porto Palácio Hotel (ex-Sheraton), hotel de 5 estrelas do Grupo Sonae. Foi ainda recepcionista e assistente de direcção de F&B da da Orbitur – Intercâmbio de Turismo SA (empresa do Grupo Sonae), de 1993 a 1998, e durante um ano (Julho de 1997 – Setembro de 1997) fez o estágio profissional do Cæsar Park Penha Longa Golf & Resort nas áreas de Vendas e Marketing, Front-Office, Housekeeping e Night-auditor.

No que respeita a habilitações académicas Ruben Paula é mestre em International Hotel Manegement pela Universidade de Surrey, licenciado em Gestão Turística e Hoteleira pela Universidade Internacional e especialista em Food & Beverage and Restaurant Management, pela Escola Hoteleira de Lausanne. Dispõe ainda de diploma de formador e é perito avaliador de Imóveis de Fundos de Investimento Imobiliário.