“Rostos do Turismo”: Tsenland Chong representante de companhias aéreas

Tsenland Chong é um rosto bem conhecido do mundo da aviação comercial, em Portugal e no estrangeiro. Com uma breve incursão na área hoteleira, a carreira deste profissional, iniciada ainda nos anos 60, tem sido feita quase sempre em companhias aéreas.

Nascido a 27 Setembro 1947 em Curaçao, nas Antilhas Holandesas (Caraíbas), Tsenland Chong é um holandês com dupla nacionalidade da Venezuela por parte da mãe. A paixão pelo mundo da aviação comercial começa cedo e é nesse mundo que entra ainda antes de completar 20 anos, integrando a Panam (Pan American World Airways Inc) em 1966, nas operações em Curaçao.

Dois anos depois sai da Panam para integrar os quadros da VIASA (Venezolana Internacional de Aviación, S.A.) como director Regional em Curaçao, funções em que se mantém até 1976, ano em que passa a director Regional da mesma companhia aérea no Brasil, cargo que entre 1884 e 1986 acumula com a Direcção regional para Portugal.

Entre 1986 e 1989 foi representante nos EUA e no Brasil das Companhias Austral Lineas Aereas S.A.,  Philippine Airlines e Thrifty Car Rental, passando nesse ano a dirigir o Eurotel Tavira e o Aldeamento Turístico Quinta das Oliveiras até 1994.

Nesse ano regressa a Curaçao e faz uma incursão no mundo automóvel mas em 1999 volta para Portugal, primeiro como Director da Agência Cotaviagens e em 2002 como Representante para Portugal da AVENSA (Aerovías Venezolanas, S. A.), BMI (British Midland), Hyatt Hotels, Azzurra, Air One, SAS e Icelandair, a qual representa desde 2007.