“Rostos do Turismo”: Vasco Parente director-geral do Vila Galé Douro

Vasco Bandeira Cardoso Parente do Patrocínio, nascido a 20 de Novembro de 1978, é o director-geral da mais recente unidade do Grupo Vila Galé em Portugal, o Vila Galé Douro, que abriu portas há cerca de um ano.

O seu percurso profissional teve lugar essencialmente no Norte do país. Em 2003 envolveu-se no projecto associado à Universidade do Porto, o Círculo Universitário do Porto assumindo funções como assistente de direcção. Após um ano, teve a oportunidade de fazer parte integrante no grupo Mota-Engil Turismo, assumindo funções como assistente de direcção na Casa da Calçada Relais & Châteaux em Amarante durante 5 anos.

Posteriormente, Vasco Parente desempenhou funções de director de comidas e bebidas das unidades hoteleiras sediadas em Amarante do grupo Mota-Engil Turismo, tais como Hotel Navarras, Golfe de Amarante, Parque Aquático e Casa do Rio, esta última mais vocacionada para eventos.

Em 2012 assumiu a direcção do Grande Hotel da Curia embora a passagem tenha sido relativamente curta, pois foi abrir um wine hotel no Douro, a Quinta de Casaldronho Wine Hotel.

Após ano e meio, “tive conhecimento que o grupo Vila Galé tinha adquirido o ex-Douro River Hotel & Spa”, entendi logo que esta poderia ser a minha oportunidade em fazer parte integrante de uma cadeia hoteleira de referência, de prestígio, algo que já ambicionava há algum tempo”, conta o jovem profissional.

Vasco Parente é pós-graduado em Empreendedorismo em Turismo e Gestão de Eventos, e tem formação superior em Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, após ter feito vários estágios curriculares em diversas unidades hoteleiras.