Rota do Românico com programa dedicado a Amadeo de Souza-Cardoso

A Rota do Românico passou a oferecer um programa turístico-cultural de dia inteiro dedicado ao pintor Amadeo de Souza-Cardoso.

Com visita guiada ao museu e à casa do artista em Amarante, aos mosteiros românicos de Mancelos e Travanca, e ao centro histórico da cidade, o programa de um dia propõe “uma viagem à vida e obra do artista, figura maior do modernismo português”.

O museu Amadeo Souza-Cardoso, fundado em 1947, guarda um vasto espólio de escritores e artistas locais, como Teixeira de Pascoaes, Agustina Bessa-Luís, António Carneiro, Acácio Lino e António Cândido, para além de Amadeo.
Da parte a tarde, os visitantes deslocam-se à Casa de Manhufe (Vila Meã), onde nasceu, a 14 de Novembro de 1887, Amadeo de Souza-Cardoso, bem como ao seu atelier, na Casa do Ribeiro, prosseguindo com visita guiada ao mosteiro românico de São Martinho de Mancelos, monumento nacional do século XII. No interior, destaca-se o acervo de pinturas medievais. No cemitério contíguo, encontra-se o jazigo de família de Amadeo de Souza-Cardoso. A visita termina no Mosteiro de Travanca, também monumento nacional, considerado um dos mais importantes templos beneditinos do país.
A Rota do Românico é um projecto turístico-cultural que abrange 12 municípios do Tâmega e Sousa.