Rota do Românico vai ter atracção renovada

O Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, em Penafiel, um dos 58 monumentos que integram actualmente, o projecto turístico-cultural da Rota do Românico vai ser objecto de um amplo conjunto de obras, escavações arqueológicas e trabalhos de conservação e restauro, durante os próximos nove meses.

Trata-se de um antigo mosteiro beneditino, uma das maiores referências da arquitectura românica nacional. No interior da igreja encontra-se uma das mais belas peças da escultura românica nacional: a arca tumular de Egas Moniz de Ribadouro, o lendário aio de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.

Os trabalhos vão incluir a recuperação das coberturas, a drenagem e desaterro da envolvente, a limpeza e tratamento das paredes, a conservação dos tetos, a instalação eléctrica e a requalificação do claustro.

Serão desenvolvidos também alguns trabalhos de conservação e restauro na sacristia da igreja, que terão como alvo o mobiliário, o retábulo, os caixotões e a pintura mural do lavabo, num investimento total de meio milhão de euros.