RTA apoia Algarve Bike Challenge

A RTA apoia a 5.ª edição do Algarve Bike Challenge, a mais importante prova de BTT por etapas em Portugal, que irá realizar-se de 3 a 5 de Março de 2017.

Ao apoiar a iniciativa, a RTA pretende promover o turismo de natureza e desportivo na região e atrair mais turistas durante a época baixa, dando a conhecer a beleza natural do Algarve, a qualidade dos seus trilhos, a sua cultura e gastronomia, e a excelência das unidades de alojamento locais.

A prova reúne atletas amadores e a elite do BTT mundial e vai percorrer os melhores trilhos do litoral, barrocal e da serra do Caldeirão. Com início no centro histórico de Tavira, inclui duas competições: o Algarve Bike Challenge UCI – exclusiva a atletas de elites com licença UCI – e o Algarve Bike Challenge Open Race, aberto a atletas federados e não federados. As inscrições estão já abertas em www.algarvebikechallenge.com/pt/inscricoes.

Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, explica que o apoio dado por este organismo a esta prova deve-se à “sua importância na alavancagem da região como destino de excelência para a prática do ciclismo fora da época alta do turismo de sol e praia. O cycling é um produto estratégico para a promoção turística da região e acreditamos que esta é uma óptima forma de descobrir o Algarve – a pedalar, em contacto directo com a natureza no seu estado mais puro. Queremos fazer do Algarve um dos maiores destinos cicláveis da Europa e atrair turistas na época baixa, pelo que a realização de provas desta importância assume um papel preponderante para esse objectivo”.

Recorde-se que na edição de 2016 participaram na prova 800 ciclistas, 60% dos quais estrangeiros. Já na edição de 2017 são esperados cerca de 1000 participantes.