S. João da Madeira: Roteiros de turismo industrial vão ser alargados

Tendo em conta o sucesso que os roteiros de turismo industrial têm tido em S. João da Madeira, a partir de Maio vão contar com dois novos sectores: artes gráficas e colchoaria.

A autarquia pretende que o público conheça também esses sectores em contexto de laboração, a acrescentar aos relacionados com outros produtos mais emblemáticos do concelho, como sejam o chapéu, o calçado, o lápis e as etiquetas têxteis.

“Estes roteiros revelaram-se um tal sucesso que sentimos a necessidade de incluir no projecto outras indústrias representativas de S. João da Madeira”, declarou à Lusa o presidente da autarquia, que adiantou que mais de 100 mil visitantes já participaram nestes circuitos desde que foram lançados em 2012. Estes roteiros levam os turistas a conhecerem fábricas, museus e centros tecnológicos

O investimento necessário para a expansão do projecto ronda os 100 mil euros e será aplicado sobretudo na adaptação desses espaços fabris à circulação de turistas – sempre em horário de laboração real – e também na produção dos suportes impressos e audiovisuais que deverão acompanhar cada visita.

Os guias também vão ter formação específica sobre estas empresas, para conhecerem em detalhe os seus processos de fabrico, os seus diferentes produtos e uma série de outros aspectos que possam ser de interesse para o turista.