Sabre muda a sua estratégia após prejuízo

Após o Sabre Corporation apresentar um prejuízo milionário nos resultados do segundo trimestre de 2017 anunciou o despedimento de cerca de 900 colaboradores num ajustar dos seu quadros num desejo de se tornar mais eficiente.

Entre Abril e Junho, a empresa apresentou uma perda líquida de 6,5 milhões de dólares, uma queda de 109% em comparação com lucro de 72 milhões de dólares do segundo trimestre de 2016. Descida que atribui à desvalorização de 92 milhões de dólares e de problemas relacionados com a Air Berlin e a Alitalia. Estes números levaram à tomada de decisão de despedir cerca de 900 funcionários de todo o mundo.

A empresa de tecnologia está a reconstruir a sua estratégia de negócio, afirmando em comunicado que “de tempos a tempo ajustamos os nossos quadros de modo a atender aos requisitos e oportunidades de negócio”. No início de Agosto o CEO do Sabre, Sean Menke, informou que estes ajustes serão baseados na produtividade dos diferentes sectores da empresa, dando a entender que alguns produtos da área de Airline Solutions vão perder expressão.

O CEO da empresa revelou que “vamos mudar o foco e os recursos para os produtos principais”, tais como o GDS do Sabre, o Hospitality Solutions e o Sabre Sonic. Por outro lado, o produto Airline Solutions foi aquele que mais sofreu no segundo trimestre deste ano, terminando com um prejuízo de 5,4 milhões de dólares. Este em conjunto o Hospitality Solutions geram cerca de 30% do total do rendimento da empresa, com o resto a advir do GDS, consideravelmente mais rentável.

O Sabre já tinha feito despedimentos no início de 2017, sendo que se esperam mais neste Outono. Com estes cortes a empresa espera produzir mais de 100 milhões de dólares em poupança anual no próximo ano, valor que será no total aplicado no executar do novo plano estratégico. Sean Menke apelidou 2017 como sendo um “ano de transição”. A prioridade do Sabre é evoluir a sua capacidade tecnológica de modo a ajudar as companhias aéreas a ter sucesso tanto em canais directos como em indirectos.