Salvaterra de Magos quer candidatar bordados típicos a Património Nacional

A candidatura será preparada em conjunto com a Cátedra UNESCO da  Universidade de Évora, segundo disse ao Turisver.com, o presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio,  que nos falou também do projecto “Tesouros Humanos Vivos”.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos começou a  elaborar um dossier de candidatura com vista à classificação dos bordados típicos de Glória do Ribatejo como Património Cultural Imaterial Nacional.

A candidatura, avançou Hélder Esménio, “será preparada em conjunto com a Cátedra UNESCO da  Universidade de Évora (CIDEHEUS), com a qual o Município assinou um protocolo, uma parceria que teve grande sucesso aquando da classificação pela UNESCO da Falcoaria a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

De acordo com o presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, o objectivo desta candidatura “é preservar a memória, a identidade e as  tradições de Glória do Ribatejo, como sejam as expressões orais, os trajes, o artesanato, a decoração das habitações, entre outros aspectos que marcam a autenticidade cultural da Vila”.

Ao Turisver.com, o autarca falou também do projecto “Tesouros Humanos Vivos” que está associado ao protocolo estabelecidos com a Cátedra UNESCO da Universidade de Évora, e que visa “a protecção de patrimónios da humanidade”. “Tesouros Humanos Vivos” é uma distinção que será entregue a “pessoas do nosso concelho que se distingam por serem os depositários da memória dessa comunidade e  detentores de um profundo conhecimento ou habilidade para uma prática cultural imaterial, como são exemplo: expressões e tradições que normalmente são transmitidas de geração em geração, na maior parte das vezes oralmente”, explicou o autarca.

Hélder Esménio frisou ainda que “esta distinção, que julgo pioneira em Portugal, já acontece em muitos países e confere a quem é reconhecido como “Tesouro Humano Vivo” o dever de garantir a continuidade dessa prática e ao Município de a incentivar”.

*Leia mais na próxima edição da revista Turisver