Santuário de Fátima inova com folheto inclusivo

Resultado de uma parceria com o Politécnico de Leiria, o santuário de Fátima vai disponibilizar, durante a visita do Papa, um folheto inclusivo do mundo destinado a peregrinos com necessidades especiais.

Desta forma, Fátima será o primeiro santuário do mundo a contar com um guião/folheto multiformato impresso, destinado a peregrinos cegos, com incapacidade intelectual e com baixa literacia, desenvolvido pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Politécnico de Leiria (CRID/IPLeiria).

O Itinerário Jubilar inclusivo estará disponível nas comemorações do Centenário das Aparições de Fátima, com duas versões – braille com imagens em relevo, que pode ser lido por pessoas cegas, e em sistema pictográfico para a comunicação (pictogramas), para pessoas com incapacidade intelectual e baixa literacia.

O projecto resulta de uma parceria entre o CRID/IPLeiria, modelo internacional de boas-práticas na área da inclusão, e o santuário de Fátima.

As missas do Centenário, à semelhança do que acontece há três anos com a missa dominical das 15h00 na Basílica da Santíssima Trindade, serão também inclusivas, contando com um intérprete de Língua Gestual Portuguesa.